Translate

Luke Greenwood - Evangelismo Criativo e a Igreja Hoje.


Sejam bem vindos mais uma vez!
Hoje estaremos conhecendo um cara super gente boa, o nome dele é Luke Greenwood.
Conheci o trabalho do Luke através da Conferência Oxigênio 2012, e este cara foi benção de Deus pra mim naquela conferência e vai ser pra você hoje também.
O Luke é missionário, ele e sua família já estão aqui no Brasil desde 2009.
Hoje tenho a honra de estar entrevistando e conhecendo um pouco mais sobre o trabalho dele com a Banda Steiger Brasil e um pouco sobre ele.
Vamos nessa? Chega ai!




Lend-O-Palavra: Luke, seja bem vindo ao Lend-O-Palavra, é uma honra tê-lo aqui conosco! E aqui é assim Luke, Já começo perguntando! (hehehe).
Luke, como aconteceu o seu chamado para anunciar o Evangelho?

Luke Greenwood: Olá! E obrigado por me receber! Meus pais são missionários, então desde pequeno fui exposto a uma vida onde a fé e o anuncio do evangelho eram centrais. Aos 12 anos me batizei e foi naquele momento que tive certeza que deveria dedicar minha vida ao anuncio do evangelho. Mais alguns anos pra frente comecei a perceber a necessidade de compartilhar o evangelho com pessoas da minha geração que tinham aversão à igreja, e vi que esse era um chamado pessoal.                                          

Lend-O-Palavra: Luke, como surgiu à ideia de criar a Banda Steiger Brasil?

Luke Greenwood:  Faço parte da missão Steiger desde 2002. Durante esse tempo participei do ministério No Longer Music durante 6 anos. Essa é a banda formada pelo David Pierce que também é fundador da missão. A banda do Steiger no Brasil é fruto disso. Por muito tempo conversávamos da ideia de multiplicar a performance do NLM que mostra a crucificação e ressurreição nesta linguagem diferente para o público secularizado. Então a banda do Steiger Brasil faz parte do NLM. Inclusive lá fora na missão somos conhecidos como o "No Longer Music Brasil" (NLM Brasil)

Lend-O-Palavra: Estás no Brasil desde 2009, e estou notando, pelo menos aqui em Pernambuco que igreja hoje precisa de um evangelismo criativo dentro da própria igreja, o que achas sobre isto? Achas que é no Brasil inteiro?

Luke Greenwood: Se não criássemos tantas barreiras, o evangelismo seria algo natural e relativamente fácil pra igreja. A igreja no Brasil tem crescido muito, que obviamente é ótimo, mas junto com isso temos cada vez mais criado e nos fechado dentro de uma "cultura evangélica". É essa cultura que nos distancia de pessoas de uma cultura secularizada. O secularismo é quando a religião institucional não tem mais relevância no dia a dia, e portanto, não entrariam numa igreja, e não veem respostas no cristianismo. Para elas precisamos mostrar quem Jesus realmente é, nos desfazendo de elementos da "cultura evangélica" que são desnecessários. Dietrich Bonhoeffer já dizia "será que nossa pregação não contém muito de nossas opiniões e convicções e pouco de Jesus Cristo". A linguagem a geração globalizada é frequentemente criativa, artística, visual e musical. Por isso, no Steiger, usamos muito a arte e a música. Então, sim, creio que a igreja no Brasil precise ser mais criativo no evangelismo. Mas, mais importante que isso, precisamos sair do nosso guetto, fazer parte da cultura a nossa volta e dialogar com ela de forma relevante, sendo sal e luz no mundo.

Lend-O-Palavra: Como é pra você, ver a reação das pessoas ao levar de forma tão criativa a Mensagem da Cruz por pessoas que às vezes nunca ouviram falar desta mensagem de salvação de uma forma que soe no ouvido delas na “mesma língua”?

Luke Greenwood: É um privilégio imenso. E ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Adoro fazer isso, mas é um desafio. As vezes a gente se sente muito cansado, é aquela sensação de nadar contra a corrente. A gente convive em lugares onde as mensagens sendo divulgadas e cantadas do palco são contrárias à nossa. Mas é incrível ver a expressão no rosto de alguém chocado pela mensagem explícita da cruz, as lágrimas de alguém que pela primeira vez compreendeu, ou sentiu a presença de Deus. E amamos esses caras. Isso não vem da gente, mas vem de Deus, que coloca um pouco do seu coração quebrado por essa geração, dentro daqueles que se dispõe a ir.

Lend-O-Palavra: Passei certo tempo a meditar sobre a Mensagem da Cruz, e cheguei a uma conclusão que o verdadeiro arrependimento vem depois de entender esta poderosa mensagem, o que achas?

Luke Greenwood: Com certeza. 1Cor.1 diz que a mensagem da Cruz é o poder de Deus. Acho que esquecemos muitas vezes, (ou infelizmente nunca somos ensinados na igreja!) que esta é a mensagem central da fé cristã. Não é possível eu entender quão sujo eu sou até eu enxergar a santidade de Deus em Jesus, e não é possível eu perceber quão ofensivo o meu pecado é pra Deus até enxergar a morte horrível de Jesus, e não é possível acreditar na possibilidade do perdão pelo arrependimento até eu testemunhar o poder da ressurreição de Jesus. É comum eu ir num evento evangelístico e ouvir mensagens bonitas de auto-ajuda, testemunhos pessoais de como "antes eu bebia e agora não bebo mais", etc. Mas isso não é o evangelho. O evangelho é Jesus e a história da sua morte e ressurreição.

Lend-O-Palavra: Luke, manda um recado pra todos aquele que querem sair das 4 paredes e falar do amor de Deus pra “tribos” que nunca ouviriam a palavra de Deus de forma ortodoxa e aproveita o espaço pra mandar uma palavra, o espaço é seu mano, manda!

Luke Greenwood:  Queria na verdade desafiar toda a igreja a sair das 4 paredes. O evangelho não está num prédio, não é um programa ou uma estratégia legal, não é um sistema de dogmas, usos e costumes, não é prosperidade material, não é uma solução pra todos os meus problemas... o evangelho é Jesus. Uma pessoa real, o Deus vivo, que andou nas ruas, passou tempo com pessoas de má fama, participou na cultura a sua volta. Precisamos aprender a apresentar esta pessoa, somente, sem toda essa cultura evangélica, apenas ele. Quando as pessoas tem a chance de ter um encontro pessoal com Jesus, os questionamentos, dúvidas e secularismo desaparecem.
Aqueles que aceitam o desafio precisam estar dispostos a tomar riscos, fazer coisas que podem prejudicar o sistema perfeito criado na igreja. Mudar a reunião, o culto, ir pra lugares que são considerados "perigosos" ou "ruins". Precisam mudar o orçamento da igreja, investir menos no prédio e mais em formas de sair do prédio. Jesus orou para que Deus não nos tirasse do mundo, mas que nos protegesse do maligno (João 17:15), então vamos participar desse mundo e sermos sal e luz!

Aproveito pra passar aqui um vídeo com a mensagem central da missão Steiger, pregado pelo David Pierce, fundador da missão. Ele estará no Brasil de 1-17 de Dezembro.




Estamos oferecendo um treinamento de 14-27 de Janeiro aqui em São Paulo. Interessados podem nos acompanhar no:

Twitter: @steigerbrasil 

Obrigado pela oportunidade!!
Abs!

Luke

Bem pessoal quem desejar saber mais sobre o Steiger tem os contatos ai a cima, vale apena interceder pelo Steiger, ajudem em oração ou da forma que puder.
Luke, mais uma vez muito grato por sua presença aqui no Lend-O-Palavra e sim sempre haverá este espaço aberto para você mano, que Deus te abençoe.

Fiquem na Paz de Deus e até a próxima.

Emerson Souza

Lend-O-Palavra


Nenhum comentário:

Postar um comentário