Translate

sábado, 27 de outubro de 2012

Jonas, Se alegra com os que se alegram?



Sejam bem vindos novamente!
Estou meditando em algumas coisas a respeito de caminhos que às vezes trilhamos que não são da vontade de Deus, porem Ele permite que tomemos estes rumos para nos ensinar várias lições.
É quase que impossível falar neste assunto sem lembrar de Jonas.
Jonas foi chamado pelo Senhor para ir a Nínive clamar contra aquela cidade pois, a malíca era muita e chegou a presença de Deus.
O Jonas tentando se esconder do Senhor tentou “fugir” para outra cidade chamada Tarsis, e para ir até lá teria de pegar um barco.
Quando Deus diz “Vai e faz!” vá!
Jonas após subir no barco e seguir viagem, grande tempestade surgiu no mar, fazendo que os homens clamassem a seus deuses, e viram o Jonas a dormir e pediram para que ele também clamasse o Deus dele.
Foi quando os homens, jogaram sorte entre si para saber o por que daquilo estar acontecendo, e a sorte caiu sobre Jonas.
Jonas abriu o jogo, falou que estava fugindo de Deus e que o servia.
Os homens temeram a Deus.
Interessante, que mesmo na “rebeldia” de Jonas O Senhor mudou a vida dos homens que estavam no barco, eles adoraram ao Senhor pelo que Ele tinha feito e ofereceram sacrifício a Ele.
E Arremessaram o Jonas para o mar, e Senhor fez com que um peixe o engolisse e o levasse para o fundo do mar.
Creio que jamais vão esquecer aquele dia, talvez alguns desistam dos deuses e sigam a Jesus, outros pela incredulidade continue adorando outro deus, mas de fato aquilo marcou as suas vidas.
Não podemos fugir de Deus isto é impossível, quando Deus quer fazer Ele simplesmente vai e faz, não tem como impedir.
Interessante que o peixe ao engolir o Jonas, o levou para o fundo do mar.
E no fundo do mar Deus o fez perceber a importância de atender a o chamado de Deus e começou a se arrepender e a orar a Deus.
Isto me faz pensar em nossas vidas, quando ficamos no “raso” das águas, nada acontece de diferente, nada te move, nunca vê nada de novo, mas quando mergulhamos e continuamos indo fundo, temos experiências incríveis que nunca teríamos tido antes.
Quanto mais fundo mais pressão é exercida sobre nós, e foi isto que acometeu a Jonas no “fundo do mar”.
O Senhor teve misericórdia de Jonas e falou ao peixe para que ele vomitasse o Jonas.
E pela segunda vez, já em terra, o Senhor fala a Jonas novamente sobre o chamado de ir a Nínive.
Jonas foi a Nínive e falou o que Deus tinha o mandado falar, porem Jonas não se agradou do resultado daquilo, pois Deus teve misericórdia daquele povo e os livrou da morte que viria sobre eles.
Logo depois Jonas, muito irritado, foi se assentar ao longe da cidade e fez um abrigo para ficar a observar a cidade para ver se algo aconteceria a ela.
E o Senhor fez uma aboboreira para que a mesma fizesse sombra para Jonas, e o mesmo se alegrou demais.
Mas bem de madrugada o Senhor mandou que um verme viesse a ferir a aboboreira e a secasse e o Jonas por conta do sol e do vento seco foi ferido e logo murmurou.
Isto é um exemplo de egoísmo, tudo é pra si.
As misericórdias de Deus são só pra você, a graça de Deus é só pra você, as bênçãos de Deus é só pra você.
Onde está o “amor ao próximo” desejar tudo de Deus pra vida do irmão?
E quando Deus te dá algo, e isso ele dá por misericórdia por que nunca vai merecer receber algo de Deus, e Ele por algum motivo “tira” aquilo, você murmura.
Por algo que você não teve o trabalho de ter, de correr, de lutar e quando o irmão recebe a benção você o ignora e ai pergunta ao Senhor “por que ele e não eu?”, pois te digo irmão(a) saia deste caminho e trilhe o de Deus, se arrependa.
E fica uma pergunta pra você, por que entre mais ou menos 7 Bilhões de pessoas só você ou quem você quer, seja abençoado? Deus quer abençoar a todos nós, e sua misericórdia alcança a todos.
Estar com os ouvidos atentos ao que Deus tem a dizer é um excelente começo.

Deus abençoe a Todos.

Emerson Souza
Lend-O-Palavra

Nenhum comentário:

Postar um comentário